Select Page

O que nem sempre te dizem sobre os Óleos Essenciais

Óleo Essencial

Partilha nas tuas redes sociais:

Com o crescimento do interesse pela Aromaterapia que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos, é possível encontrar muita informação a circular na internet sobre Óleos Essenciais que nem sempre está correta! Os Óleos Essenciais são uma ferramenta incrível e têm imensas aplicações, podendo ser utilizados de forma mais caseira ou profissional.

 

Para fazeres um uso correto, seguro e eficaz dos Óleos Essenciais é fundamental adquirires conhecimento profundo sobre a sua forma de atuação no organismo, conheceres as propriedades terapêuticas, os compostos, estudar o funcionamento dos vários sistemas do corpo humano e muito mais!

Só se estudares a fundo as potencialidades e aplicações da Aromaterapia é que terás a capacidade de retirar o maior número de benefícios dos Óleos Essenciais. E mais! Saberás identificar uma informação falsa quando navegares online!

 

Em seguida apresento-te algumas das ideias erradas com que frequentemente me deparo, para que não tenhas dúvidas quando as encontrares:

 

  • Algumas pessoas falam dos Óleos Essenciais como se estes tivessem propriedades curativas milagrosas – mas os OEs não são milagrosos!

 

  • Dizer que são produtos 100% naturais e por isso não fazem mal, nem têm contraindicações, é falso! Se não forem utilizados corretamente, os Óleos Essenciais podem provocar danos no organismo.

 

  • Também não é por serem produtos naturais que os OEs não são tóxicos. De acordo com os seus compostos, os Óleos Essenciais apresentam toxicidades diferentes. A toxicidade também é influenciada por fatores como a forma como são usados, a dosagem aplicada e a condição física da pessoa (inclusive idade).

 

  • Os OE têm efeito placebo, tal como a medicação alopática. Mas não deves esquecer que continuam a ter ação farmacológica e, por isso, é necessário cuidado e moderação na sua utilização.

 

  • É possível haver reações alérgicas aos componentes dos OEs. Se tal acontecer, deves suspender de imediato o tratamento e não acreditar se te disserem que é o teu organismo a desintoxicar!

 

  • A forma que deves ter mais cuidado e a última a que deves recorrer, é a ingestão – e se o fizeres terá que ser sempre sob a orientação e acompanhamento por um profissional qualificado.

 

  • O uso prolongado e em excesso de Óleos Essenciais pode ser perigoso. Mesmo que de forma inconsciente, algumas pessoas utilizam OEs excessivamente, sem haver necessidade para tal – na comida, bebidas, champôs, detergentes, etc. Nestes casos, a quantidade total acumulada de OEs utilizada durante um único dia pode sobrecarregar o organismo.

 

  • As pausas terapêuticas entre tratamentos são muito importantes. A maioria dos Óleos Essenciais são metabolizados no fígado e este órgão precisa de tempo para realizar o processo.

 

  • As pessoas tendem a exagerar nas concentrações das diluições, por considerarem que não fazem mal. É preciso encontrar a dosagem certa: as demasiado baixas podem não ter efeito terapêutico, mas as concentrações muito elevadas podem ser tóxicas.

 

  • Apesar de existirem muitos estudos científicos sobre Óleos Essenciais, é preciso perceber em que condições foram feitos. A prova científica em humanos ainda é muito reduzida.

 

Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Picture of Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade

Raquel Albuquerque Carvalho
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.